4 de mai. de 2014

Cosplay X Lolita

 Heey, então ja faz tempo que eu não posto nada no blog, mas então eu não tinha nada de interessante para falar :<
Então este post não fui eu que fiz eu peguei em um site, normalmente eu não pego as postagens de outros sites, mas eu vou fazer uma exceção, porque, esse post, foi um dos melhores que eu ja li.
Então começando. No final do post eu vou colocar o link do site em que eu peguei o post.

Ambos fazem parte da cultura japonesa, ambos são coloridos e chamam a atenção. Mas acredite, as semelhanças param por ai.  Esse assunto já foi muito discutido e o tema pode até ser considerado “batido”, mas ainda há um grande número de pessoas que não sabem que existem grandes diferenças entre Lolita e Cosplay. Escuta-se muito a expressão  “Estou fazendo cosplay de Lolita!”, quando pode não haver essa relação. Por mais que isso pareça “irrelevante” se você quiser ser elogiado e fazer bonito perante a comunidade Lolita e perante seus amigos cosplayers, é bom saber o  básico. Vários artigos já foram publicados sobre isso, mas alguns pontos foram esquecidos e, por isso, ainda é um pouco difícil para novatas discernir Lolita de Cosplay.
1- COSPLAY É HOBBY, LOLITA É MODA.
Uma vez fui abordada por uma moça que perguntou se eu tinha costurado minha roupa e eu respondi que não. Ela foi embora com uma semblante bem  desapontado, não antes de me perguntar qual era a graça de usar sem eu ter feito.
O que me leva ao primeiro ponto – Lolita é Moda. Apesar de não ser muito reconhecido por aqui, o estilo Lolita é considerado sim como moda lá no Japão, e levado muito a sério, enquanto o cosplay, é considerado uma atividade de hobby.
Existem várias lojas especializadas em moda Lolita no Japão e na China. São roupas de marca, assim como Loius Vuitton e Hugo Boss, e algumas são igualmente caras. Enquanto a graça do cosplay é fazer tudo, desde a roupa até os acessórios, Lolita não tem nada disso; é como se você estivesse usando uma roupa  de marca comum. Saber fazer o outfit não é prioridade para as Lolitas, e sim saber fazer os coordinates (combinações de roupa). Várias fontes podem servir de inspiração, o mais comum, porém, é ir a comunidades lolita e tentar se inteirar para combinar coordinates cada vez mais harmoniosos. Não fiquem tímidas, e não hesitem de perguntar e tirar dúvidas :3
São várias marcas, sendo as mais populares: Baby The Stars Shine Bright, Angelic Pretty  Mary Magdalene… entre várias outras. Algo mais acessível seria a BodyLine ou alguma loja do taobao/ebay.
2-MAID NÃO LOLITA.
Acho que essa é a parte mais difícil de entrar na cabeça das pessoas, por isso farei uma abordagem mais profunda.
A inspiração para a moda Lolita vem do romantismo no século XVII/XVIII , ao rococó e ao barroco. A moda foi criada como protesto a cultura americana dos anos 70/80,que explorava demais a sexualidade das mulheres no filmes e seriados que começavam a invadir o país. As meninas que usam procuram ser fofas e elegantes no lugar de sexy.
O conceito de Maid é algo totalmente fetichista; primeiro é uma fantasia vestida geralmente por mulheres  que com uma roupa de empregada vitoriana modificada, “servem” o seu mestre como ele bem quiser. Está mais para um cosplay, já que a Maid é, tecnicamente, uma personagem  com características prontas para serem  “vestidas”.
Então, resumo da opera: Lolita nada tem a ver com Maid. Os conceitos são totalmente análogos, e, por mais que tenha aquela roupinha pseudo-vitoriana que parece, é erro na certa.  Sem em detalhes óbvios , já que eles já foram muito bem explorados em outros artigos, tais como o formato da saia e o formato do headress, mas pensem só nessa diferença básica de conceitos que tudo vai  esclarecer na cabeça de vocês.
3-“ITA” NÃO É UM ESTILO DE LOLITA.
As lolitas veteranas vão pasmar com esse item, mas eu já ouvi a seguinte afirmação de uma colega.
“Ah, eu prefiro muito mais ser Ita. Pelo que dizem é um estilo Lolita mais livre, sem muitas regras, você pode combinar o que quiser. É mais sem frescura, não? “
Eu não sei quem disse isso para ela, e não sei com que intenção foi, mas eu logo fiz questão de corrigir, e para que ninguém passe pelo mesmo erro, aqui vai:
Ita é tudo o que uma Lolita NÃO quer ser.  É uma “Lolita wannabe”, que geralmente mistura moda gótica ou acessórios de cosplay com os ouftis Lolita, causando algo “doloroso” de se ver ( “Ita” vem do termo “Itai” , que em japonês, significa “dor” ). Pode ser que a Ita em questão nem tenha misturado estilos que nada tem a ver, mas ela apenas parece deselegante. Alguns tecidos são considerados coisas de Ita, tal como cetim de qualidade inferior, e certas combinações de cor tambem são consideradas ruins, tal como o preto com o vermelho.
Nesse blog tem uma definição muito melhor do que seria “Itagem”
Enfim, concluindo: Ita NÃO É uma subdivisão de Lolita e nunca deixe ninguém dizer o contrário. É justamente tudo o que uma Lolita EVITA SER. Porém, não se assustem;  ninguém nasce sabendo, e todas as lolitas já foram Itas pelo menos uma vez em suas vidas. É só pesquisar bastante, e não ter medo de perguntar <3
4-ACESSÓRIO DE COSPLAY NÃO É ACESSÓRIO DE LOLIT.
Isso se encaixa também no item anterior, já que eu falei que algumas iIas usam acessórios de cosplay achando que vai combinar com a roupa, mas isso é um erro que deve ser evitado. Orelinhas de gato (nekomimi), sininhos, hakamas, katanas (sim, pasmem), presilhas da asuka, sapatos mocassim, botas da Luka, headphones da Miku, roupinhas de enfermeira seifukus… Tudo isso tem que ser riscado do seu guarda- roupa lolita. Alguns acessórios tem que ser usados com parcimônia, tal como as famosas cartolinhas, e dependendo da cor e do estilo da peruca,  é necessário cuidado. Perucas muito longas e sem franja devem ser evitadas, e até mesmo perucas muitíssimo longas devem ser evitadas , com franja ou não!  Tambem é importantante prestar atenção na cor da peruca! Se esta for verde, azul ou qualquer outra cor muito “fantasiosa”, evite mesmo! Perigo de Ita na certa! Perucas de cores naturais são sempre uma aposta melhor. Porém,  em alguns estilos mais exagerados, tais como o Sweet OOT e o DecoLololi, é até passável uma peruca rosa ou azul bebê, mas ainda assim, o cuidado e o bom senso são extremamente necessários!
Existem algumas discussões sobre um novo estilo Lolita chamado “cosplay Lolita”, já que recentemente a marca Angelic Pretty lançou uma linha com esse nome. Talvez a moda esteja mudando, mas por enquanto, cosplay Lolita não é Lolita.
E usar acessórios Lolita em cosplay, pode?
Dependendo do acessório em questão, pode sim e fica muito fofo. Já vi uma amiga usando uma bota da Secret Shop em um cosplay e ficou muito harmonioso. Séries como Touhou, ou personagens mais meigas, tais como a Ranka de Macross. Mas obviamente em casos aonde é impossível ver o acessório em questão (geralmente o sapato), senão o cosplay não fica 100% fiel!
5. RECICLAR NÃO É ACERTAR
Outro ítem importante: Uma roupa “Lolita” de uma personagem  de anime também não é Lolita, e sim cosplay.Apesar da personagem em questão estar usando uma roupa até característica da moda, ainda é cosplay, pois remete a uma personagem ficcional. Já vi várias meninas vestidas de Chii falando que estavam de Lolita, e isso não vem ao caso, principalmente porque muitas vezes as roupas “Lolita” em questão são meio apelativas, o que nos leva de novo ao ítem “2 “.
Outro erro comum é usar a velha lei de Lavoisier “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, ou seja,  misturar itens aleatórios do seu cosplay não vai te fazer uma Lolita . Exemplo,um peruca do Ciel versão baile e um vestido aleatório não é Lolita. Há dois dos erros básicos enumerados lá e cima, a peruca era de uma cor forte demais (cinza escuro, se não me engano),  e o outfit que pode ser uma roupa da Chii.  Por mais que o efeito ficou agradável aos olhos, ainda é uma roupa de cosplay, e não de Lolita.
Site: http://www.centralcosplay.com/wordpress/novidadescc/lolita-x-cosplay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! :3
Sugestões e criticas são bem vindas agora tudo tem um limite.